quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Primeira contagem de corpos: Conan


Conan marca a estréia de Arnold em um papel do qual podemos nos lembrar (antes ele só fez filmes que são desconhecidos do grande público). Encarnando o poderoso bárbaro Conan, Arnold deu um importante passo para a construção de sua carreira.
Sempre achei graça do número absurdo de pessoas que foram mortas por Arnold no filme comando, e após assistir Conan, onde ele está realmente um animal (deve-se levar em conta que naquela época ele era um touro), resolvi fazer uma “contagem de corpos” e ver quantas vidas ele tinha tirado nesse filme. Daí pra querer contar quantas pessoas ele matou em sua carreira foi uma questão de poucos segundos, e por que não ir além... realizar contagens de outros atores e ver quem é o mais sanguinário: Arnold? Van Damme? Stallone? Isso o tempo dirá (se eu não encher o saco como é comum e largar de vez essa palhaçada). Se tudo correr como espero, pretendo fazer outras contagens, já que não é em todo filme que morre uma penca de gente. Então vamos começar:

Conan – O bárbaro (1982)

Esse filme possui uma característica bastante peculiar, ele é praticamente um filme mudo. Não sei se pela inexperiência de Arnold ou se foi realmente uma busca de mostrar um grupo de bárbaros que resolviam as coisas na mão e não precisavam falar muito. Bom, independente do que seja, a verdade é que você vai passar loooooongos períodos do filme sem ouvir sequer uma frase, e geralmente quando alguém fala não é o Conan. O número exato de frases ditas por ele em todo o filme não passa de 20 (não fiz uma contagem oficial, mas duvido que passe disso), mas como o que interessa em Conan é sangue, as palavras que se danem.

Vamos aos números do filme, mas antes devo atentar-lhes ao critério da contagem. Durante a luta há alguns momentos em que é difícil distinguir se houve ou não uma morte, por isso só considerei que as pessoas foram mortas quando elas eram golpeadas e pareciam estar morrendo. Logo no começo do filme um aldeão parece golpear 3 ou 4 cavaleiros que passam por ele, mas nenhum deles aparece caindo do cavalo, portanto estes não foram considerados.

•Na primeira parte do filme conhecemos o povo de Conan, que durante um ataque é totalmente exterminado. Nessa matança pude contar 17 mortes de aldeões, sendo um deles morto por cães e a mãe decapitada, e 5 mortes de cavaleiros.

•Quando Conan se torna gladiador, ele extermina 10 oponentes na arena, mas o narrador diz que foram incontáveis...

•Finalmente Conan abre a boca e diz sua primeira frase, isso somente aos 23’56” de filme, depois de terem morrido 32 pessoas, sendo 10 mortas por ele próprio.

•Depois de conhecer Subotai (um ladrão interpretado pelo desconhecido Havaiano Gerry Lopez), ele e seu amigo vão para uma cidade onde Conan nocauteia um camelo com um soco (essa não será a última), e é bom preparar os defensores dos animais por que ele não para por aí.

•Em seguida eles conhecem a ladra /guerreira Valeria (Sandahl Bergman) e juntos invadem uma torre onde Conan mata mais um “bichinho”, dessa vez uma cobra gigante é estraçalhada por ele sem nem suar muito, enquanto Valeria mata um dos soldados da torre.

•Conan ruma em direção ao templo de Thulsa Doom, o vilão do filme interpretado por James Earl Jones (a voz de Darth Vadder), e para conseguir se infiltrar ele acaba com um sacerdote gay que queria tirar uma casquinha dele (aqui vocês podem achar que eu estou entrando em contradição já que tinha dito que só contaria mortes “confirmadas”, mas pensem bem, alguém acredita que o Conan iria somente bater nesse cara... tirem suas conclusões).

•Depois de descoberto Conan é crucificado e fica à beira da morte, então um abutre para lhe arrancar o olho, resultado: o abutre é morto a dentadas por Conan!!! Mais um pra lista dos bichinhos.

•Agora o grupo invade um palácio de Thulsa e no confronto temos 7 mortos (1 decapitado) pela Valeria, 4 pelas mãos de Subotai e 6 pelas mãos de Conan. Mas durante a fuga Thulsa Doom mata Valeria.

•Depois vem o contra-ataque de Thulsa, resultando em 8 mortes pelas mãos de Subotai, 9 pelas mãos de Conan (sendo um morto por uma armadilha criada por ele) além de um cavalo, e 1 para o monge (Mako).

•Por fim, Conan vai se vingar de Thulsa por lhe tirar as duas mulheres que amou (sua mãe e Valeria), mas antes de arrancar a cabeça do vilão, ainda tem tempo de matar mais um soldadinho. E por fim ainda incendeia o palácio. Aqui vale mais uma contagem diferenciada, Arnold mata um ator importante que será creditado na lista em breve.

Contagem final:
- Conan – 27 pessoas (1 decapitado, o próprio Earl Jones), 1 cobra, 1 abutre, 1 cavalo e 1 camelo (provavelmente ele teve um traumatismo craniano).
Danos significativos a propriedades e bens alheios – 1 palácio.

- Subotai – 12

- Valeria – 8 (1 decapitado)

- Thulsa Doom – 2

- Monge – 1

- Aldeões mortos por soldados – 16

- Soldados mortos por aldeões – 5

TOTAL – 71

Os números serão contados num banco de dados por personagem e por ator, assim poderemos saber qual o total de pessoas que Conan matou em seus dois filmes e quantos Arnold exterminou em sua carreira.

Nenhum comentário: